O NTE do Sertão Produtivo se destaca no Virtual Educa e 4 projetos de iniciação científica são premiados

34693058_1884076584970308_815738233676627968_n

Catorze (14) Unidades Escolares circunscritas ao NTE/13 participaram com 30 projetos de iniciação científica da 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia – FECIBA, realizada no XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018 sendo que quatro (4) delas foram vencedoras: Colégio Estadual Antônio Batista – CEAB, Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro – CEPLPC, Centro Territorial de Educação Profissional de Caetité – CETEP e o Colégio Estadual Antônio Figueiredo – CEAF.

As UEE concorreram nas seguintes categorias: Ciências Exatas e Engenharia, Ciências Biológicas, Empreendedorismo e foram contempladas com Chromebooks e com credenciais para a participação dos estudantes em eventos científicos nacionais, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

Na categoria Ciências Exatas e Engenharia, os estudantes Flávio César Neres Santos e Igor Aragão Sampaio, do Colégio Estadual Antônio Batista – CEAB, município de Candiba, orientados pelo Prof. Lindomar de Oliveira Costa, foram classificados em 1º lugar, com o Projeto Protótipo de mesa digital para escolas públicas.

Já na categoria Ciências Biológicas, Amanda Luiza Marçal Moreira e Márcia Nicoly Batista Barbosa Pereira, alunas do Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro – CEPLPC, de Ibitira – Rio do Antônio, orientados pelo Prof. Marcos Alves Batista, classificaram em 2º lugar, com o Projeto Levantamento preliminar de borboletas do Distrito de Ibitira – Rio do Antônio –BA.

Na categoria Empreendedorismo, o NTE 13 teve duas representatividades: os alunos Alejandro Gomes Borges e João Victor Teixeira do Prado, do Centro Territorial de Educação Profissional de Caetité – CETEP, sob a orientação do Prof. Emílio Aurélio de Carvalho Souza, conquistaram o 2º lugar, com o Projeto Robô Cadeirante. Enquanto que os estudantes Laiane Michele Silva Sousa e Marcílio Teixeira Fernandes, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo – CEAF, orientados pelo Prof. Janilton de Lima Almeida, alcançaram o 3º lugar, com o Projeto Sacolas plásticas: reutilização e geração de renda por meio da produção de artesanato.

Para a estudante Laiane Michele “Participar da FECIBA foi uma experiência magnífica, onde percebi quão grande é o poder dos jovens em relação a buscar novos conhecimentos e aprender cada vez mais. Ser premiada na FECIBA é um sonho realizado, e sabendo que a escola se inscreve desde a primeira edição e que nós fomos os primeiros destes sete anos a ser premiados é uma sensação melhor ainda”. A aluna acrescentou ainda que “Depois de tantos obstáculos, que enfrentamos para estar na FECIBA e sermos premiados, a palavra que descreve este sentimento é GRATIDÃO a todos aqueles que nos ajudaram e torceram para que nós pudéssemos nos destacar e em especial o nosso respeito e agradecimento ao nosso orientador o professor Janilton Almeida”.

O Diretor do NTE 13, Prof. André Brandão, elucidou sobre a importância dos estudantes participarem de Programas como Ciência na Escola que estimulam a capacidade e a criatividade científica dos mesmos. “Foi encantador apreciar o trabalho dos alunos e ver como o protagonismo científico é capaz de transformar a realidade vigente, deixando a certeza de que a partir da participação na FECIBA novos olhares serão lançados sobre a educação e que estamos trilhando o caminho certo”.

1.                      1

3              20

1                  1...

--                15.