Secretaria realiza planejamento com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação

CAPA

Gestores dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE) participam, nesta terça e quarta-feira (27 e 28/03), de um encontro no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, para o planejamento e estratégias de trabalho com técnicos da Secretaria da Educação do Estado. Na programação, estão sendo discutidos o novo perfil de oferta da rede estadual, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), os Complexos Integrados de Educação (CIE), a Ouvidoria, o Currículo Bahia, Programa Ciência na Escola, Lei de Acesso à Informação, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), entre outros projetos desenvolvidos pelo órgão central. A abertura, nesta terça-feira, contou com a presença do secretário da Educação, Walter Pinheiro.

Segundo Pinheiro, o encontro dá continuidade ao processo de alinhamento da Secretaria com os NTE. “Em 2018, continuamos com este trabalho de transformar a rede de Educação em algo único, quebrando barreiras entre a comunicação e as ações conjuntas. A criação da Coordenação dos Núcleos Territoriais de Educação (CONTE) teve esse objetivo de diminuirmos a distância entre a sede e os núcleos, pois sabemos que há necessidade de diminuir os processos burocráticos excessivos para que os NTE tenham mais autonomia para agir”, contou.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, ainda falou sobre algumas ações que estarão sendo implantadas no ano letivo. “O novo perfil da oferta na Educação surgiu deste diálogo com professores e gestores em todo o Estado. Então, estaremos lançando na próxima semana o Projeto e-Nova Educação, uma parceria com o Google, que vai proporcionar uma forma mais dinâmica de aprendizado, dando aos professores novos recursos para promover o ensino e a aprendizagem. É importante destacar que os mais de seis mil conteúdos são produzidos por professores baianos. Também estamos no processo de implantar um curso técnico de nível médio em cada escola de ensino regular, além do sucesso do curso online de aperfeiçoamento com mais de 23 mil professores, em parceria com Universidade Federal da Bahia”, ressaltou.

Para o coordenador dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto, da Secretaria da Educação, o encontro é fundamental para a troca de conhecimento entre a Secretaria e os NTE. “Vamos ter a chance de debater sobre diversos aspectos da Educação com os representantes de setores responsáveis das áreas administrativas e de oferta de ensino. Esses dois dias, também servem como um momento para ouvir os gestores dos núcleos de forma presencial e tirar dúvidas e atender sobre demandas que desejem solicitar”, disse.

O Diretor do Núcleo Territorial de Caetité (NTE 13), Prof. André Brandão, salientou que “o Encontro está sendo de fundamental importância para o entendimento e fomento do novo perfil de oferta para a educação da Bahia a partir de 2018, visando o alinhamento para o sucesso das ações educacionais”.

A Diretora do CEEP em Gestão e Meio Ambiente da cidade de Brumado, Profª Márcia Gondim, comentou que “está sendo uma honra poder representar a categoria juntamente com a equipe do NTE13 neste encontro denominado “Diálogo com Gestores”. Agradeço a confiança e parceria forte com o Professor André e sua equipe. A Diretora acrescentou ainda que “em momento oportuno recebemos do Secretário a premiação do Projeto Saúde na Escola das Escolas Getúlio Vargas Brumado, CETEP Caetité, e do Colégio Estadual de Tanque Novo. Avante aos trabalhos, sempre!”.

A coordenadora do Núcleo Territorial de Educação de Juazeiro (NTE 10), Marinês Santos, falou sobre a importância do Diálogo com Gestores. “Essa troca de experiências é fundamental para que possamos encurtar a proximidade, discutir o que é melhor para que aconteça a Educação no chão das escolas. Eu acho que o caminho é esse, a gente precisa dialogar mesmo e tornar as informações mais claras e coesas”, destacou.

Fotos: Claudionor Junior

Acesse todas as fotos: https://flic.kr/s/aHsmhK4Ue2