Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes para a eleição de líderes de classe

Eleição de Lideres de Classe no Col.Bento Gonçalves 004

Mais de 45 mil estudantes da rede estadual deverão ser eleitos líderes de classe para o ano letivo 2018. O processo será realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, entre os dias 9 e 12 de abril, mas as escolas já estão sendo mobilizadas com a participação de representantes dos colegiados escolares e dos grêmios estudantis, que dialogam com os estudantes sobre a importância desta liderança, para contribuir com a gestão democrática e participativa das escolas.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador, as eleições para líderes de classe se tornaram um dos principais assuntos discutidos no horário do intervalo. Segundo o vice-diretor do colégio, Fabiano Rocha, o momento está sendo de articulação para o levantamento de candidaturas. “Ficamos na supervisão, observando a articulação deles e com a parte de documentação, mas o protagonismo é dos estudantes. Eles já começaram as conversas com as turmas e até já estão coletando nomes dos possíveis candidatos, para que possam elaborar suas propostas de atuação”, afirmou.

No Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Firmino Alves, a 519Km de Salvador, na região Sul do Estado, os membros do Colégio Escolar também estão engajados na atividade. “Começamos nesta segunda-feira a mobilização aqui na unidade. Estamos contando com a colaboração do Colegiado Escolar que está participando das visitas às turmas e da conversa com os estudantes. Estamos falando sobre a eleição, sobre o cronograma e a importância do líder para a turma e para o colégio”, comentou a vice-diretora, Cicleide Soares.

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar. Entre as atividades, eles devem cuidar do interesse coletivo, identificando as necessidades da turma relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, através do diálogo.

A coordenadora de Articulação de Projetos para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, disse que esta será a quarta eleição para líderes de classe na rede estadual. “A rede estadual está caminhando para o 4º ano de eleição de líderes de classe, potencializando a gestão democrática e qualificando as escolas. Com isso, os estudantes estão se engajando nas atividades da unidade, proporcionando e impulsionando a melhoria do aprendizado e do relacionamento com os colegas, professores, além do aprimoramento da gestão e da Educação da Bahia”.

Cronograma da eleição:

 

Até 28 de março – Mobilização dos estudantes nas escolas por meio de reuniões e seminários internos para discutir as atribuições dos líderes de classe;

2 e 3 de abril – Constituição da Comissão Eleitoral;

4 a 6 de abril – Período de campanha;

9 a 12 de abril – Período de votação;

17 a 28 de abril – Divulgação dos eleitos com lançamento dos nomes no sistema escolar

Foto: Ilustração/Divulgação