NTE do Sertão Produtivo promoveu o Seminário Territorial Ensino Médio em Debate

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O NTE do Sertão Produtivo promoveu no último dia 07, o Seminário Territorial Ensino Médio em Debate, com a participação do Superintendente da SUPED, Professor Ney Campello e da Diretora de Ensino Médio, Professora Tereza Farias, com o intuito de buscar elementos constitutivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares para o Ensino Médio.

Durante o evento houve a apresentação de uma Mesa-redonda mediada pela Prof.ª Tereza, composta pela Coordenadora Regional de Educação, Prof.ª Anaíde Fernandes, pelo Diretor do Colégio Estadual de Tanque Novo, Prof. Sebastião Costa e pela Diretora do Centro Estadual de Educação Especial de Caetité – CEEEC e então Representante do Conselho Municipal de Educação, Prof.ª Telma Jaíne Cardoso, onde foi discutido sobre o tema “Qual o Ensino Médio que temos? ”.

Em seguida, houve um debate com a Mesa-redonda “Qual o Ensino Médio que queremos? ” mediada pelo Diretor do NTE, Prof. André Brandão, formada pelo Líder de Classe do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Pablo Henrique Rodrigues, pela estudante de Direito Renata Junqueira, egressa do referido Colégio e pelo Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Mateus Muniz.

Para a Coordenadora Regional de Educação, Prof.ª Anaíde Fernandes, “o Seminário Territorial Ensino Médio em Debate foi muito significativo para o NTE 13, tendo em vista a oportunidade proporcionada a todos os presentes de poder participar da discussão e compreensão da Lei 13.415/2017 que propõe mudanças para o Ensino Médio no Brasil. ”

Dessa forma, o debate foi norteado objetivando assegurar o respeito às especificidades e singularidades do Território do Sertão Produtivo, bem como dar continuidade às discussões sobre o panorama da política educacional do ensino médio de modo territorializado e para tanto contou com a participação do Prof. Ronaldo Soares, do Colégio Estadual Idalice Nunes.

O Diretor do NTE, Prof. André Brandão afirmou que “através de eventos como este, a Secretaria da Educação do Estado busca ouvir, de forma mais aprofundada, todos os agentes envolvidos com a educação, pública e privada, na certeza de que as contribuições encaminhadas serão determinantes para se ter uma visão mais ampla sobre o Ensino Médio que queremos”.

Ao final todos apreciaram a voz suave e encantadora da aluna do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Francielly Fernandes, finalista do FACE Territorial do ano de 2016, e logo depois, a Diretora do Ensino Médio, Professora Tereza Farias abordou sobre a importância do Seminário “para ampliar o diálogo e a escuta de todos os atores que fazem de fato a política educacional acontecer no território e de que modo o Território se posiciona e observa as oportunidades de construir um novo modelo do Ensino Médio”.

A Diretora acrescentou ainda, que tudo se concretiza “a partir das singularidades, das especificidades do próprio Território, levando em consideração que tem autonomia para realizar suas próprias arquiteturas curriculares que foi concedida desde a LDB, e, no entanto, a sanção da Lei 13.415 acaba trazendo de volta à tona esse diálogo sobre novas possibilidades para o Ensino Médio, para que possamos caminhar cada vez mais na direção da efetivação de aprender dos estudantes do Ensino Médio”.