Feira de Ciências e Matemática envolve mais de 500 estudantes em Caculé

CAPA

Mais de 500 estudantes do Colégio Estadual Norberto Fernandes, localizado no município de Caculé, na região do Sudoeste baiano (a 782 km de Salvador), participaram, nesta quinta-feira (31/8), da 3ª edição da Feira de Ciência e Matemática. Com o tema Sustentabilidade e Tecnologia: Construindo ideias’, foram apresentados 40 projetos como parte da culminância dos trabalhos desenvolvidos dentro do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação nas unidades escolares da rede estadual.

A estudante do 2º ano, Paloma Brito, 17 anos, explica o projeto apresentado na feira. “Desenvolvemos o projeto ‘Destino do Lixo Eletrônico em Caculé’, onde apresentamos uma proposta para criar um local que trabalhasse a recuperação e descarte deste material, já que durante pesquisa descobrimos que parte dos moradores mantinham os produtos em casa ou descartavam em lixos comuns, e a cidade não tinha locais adequados para receber esse produto. A ideia é reciclar ou enviar para cooperativas ou associações que encaminhem a um destino seguro”, disse.
A professora e articuladora do PCE na unidade, Edjane Costa, fala da importância do desenvolvimento da atividade na escola. “A proposta é fundamental porque incentiva o protagonismo estudantil e motiva a iniciação científica para os estudantes no Ensino Médio”, destaca. Edjane ainda cita alguns destaques da Feira. “Tivemos projetos como o Colete Hi-Tech, que auxilia os usuários de smartphone, o ventilador USB, o gerador eólico, o carregador de celular inteligente, entre outros”, ressalta.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19