Encerram nesta sexta-feira as eleições para o Colegiado Escolar nas escolas estaduais

CAPA

Durante toda esta semana, para se dirigirem até a escola, muitos estudantes da rede estadual ganharam a companhia de seus pais, mães e responsáveis. É que as escolas estaduais da capital e do interior estão realizando as eleições para o Colegiado Escolar, que é composto por representantes dos estudantes, professores, funcionários e das famílias. A missão do conselho é contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas, visando a união de todos pela melhoria da Educação.

“O Colegiado é extremamente importante, por meio dos qual, todos os segmentos podem dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas da escola. Inclusive é uma forma de os pais estarem mais presentes no cotidiano da escola onde seus filhos estudam podendo, portanto, contribuir com a direção da escola, fortalecer a gestão e, consequentemente, a Educação”, afirma o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

A eleição é promovida pela Secretaria da Educação do Estado e cada escola escolheu um dia da semana para o pleito. Urnas são disponibilizadas, nos três turnos, nas unidades escolares. Para a formação do colegiado, a votação é por segmentos. Só o diretor da unidade escolar tem representação garantida. As unidades escolares já têm a lista dos votantes.

As 34 UEE circunscritas ao Núcleo Territorial de Educação do Sertão Produtivo – NTE/13 estão envolvidas nesse processo de eleição fortalecendo dessa forma a participação da comunidade na tomada de decisão da instituição, exercendo um relevante papel na determinação da missão, dos objetivos, prioridades e avaliação dos programas e projetos da unidade escolar.

Para o Diretor do NTE 13, Prof. André Brandão, “o Colegiado Escolar é a base mais importante da gestão democrática visto que o funcionamento do Colegiado cria condições para que Professores, pais e alunos reflitam sobre suas ações e definam diretrizes para a obtenção de um andamento eficiente da escola bem como para a eficácia de seu processo pedagógico”.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13                                                       14

15                                                                                        16