Escolas participaram de encontro formativo para desenvolvimento dos projetos culturais

videoconferencia
Estudantes, professores articuladores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares da rede pública estadual, envolvendo os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), se reuniram, nesta quarta-feira (10), em torno da videoconferência “A Arte e Cultura nos contextos escolares: o pioneirismo na poética nacional”. O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira e nas telessalas dos NTE, teve como proposta promover um encontro formativo para o desenvolvimento de mais uma edição dos projetos culturais, realizados anualmente na rede.
A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, ressalta que o encontro visou aprofundar o debate sobre os conhecimentos artísticos e culturais estudantis em suas distintas linguagens e mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento dos projetos culturais da Secretaria: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante); Festival Estudantil de Teatro (Feste) e Fanfarras Escolares.
O encontro contou com a participação do ator baiano Ricardo Bittencourt, que falou sobre o espetáculo “Boca a boca: uma homenagem a Gregório”, que busca reconhecer a importância do poeta baiano, considerado, por muitos teóricos, o primeiro escritor brasileiro efetivamente nascido no Brasil, em 1636. Já a arte-educadora Francine Costa, coordenadora do grupo de dança, teatro e dança de rua Black Dance, do Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, abordou o tema “Cultura e dança de rua nas escolas da rede estadual”. A atriz Clarissa Torres, por sua vez, falou sobre “Elementos do teatro”.
Ainda durante a videoconferência, foram disseminadas as orientações para o concurso “Festa Literária na Rede Estadual Gregório de Mattos: Boca do inferno” – ação que visa celebrar o nascimento, a vida e a obra do poeta satírico lírico, improvisador, bem como exaltar a arte e a criação literária e trazer contribuições sobre a história cultural da Bahia/Brasil, com destaque para as datas magnas 25 de junho (em Cachoeira), e 2 de julho (em Salvador).
Projetos culturais
Iniciados em 2007, os projetos culturais têm a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca diversificar e inovar os currículos escolares, assim como valorizar as expressões culturais regionais, promovendo exposições das obras de arte estudantis nos contextos escolares e, sobretudo, o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura.