Estudantes participam das Conferências Territoriais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente na capital e no interior

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A Secretaria da Educação do Estado promove, a partir desta quinta-feira (25) até 30 de abril, as Conferências Territoriais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente. Esta é mais uma etapa preparatória para a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – As escolas da Bahia cuidando das águas, que acontecerá de 7 a 9 de maio, em Salvador. Nesta quarta-feira (25), as Conferências Territoriais serão realizadas envolvendo escolas dos núcleos de Bom Jesus da Lapa (NTE 2), Valença (NTE 06) e Vitória da Conquista (NTE 20). Na quinta-feira (26), as territoriais estão programadas para Itabuna (NTE 05), Itapetinga (NTE 08), Itaberaba (NTE 14), Ribeira do Pombal (NTE 17), Paulo Afonso (NTE 24) e Salvador (NTE 26).

Nas Conferências Territoriais, as escolas irão apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a etapa escolar e escolhidos nas seleções municipais. A Escola Estadual Fernando Guedes Andrade, no município de Gandu (a 295Km de Salvador), é uma das unidades da rede estadual que participará da seletiva do núcleo de Valença (NTE 06), que acontecerá no Colégio Estadual Gentio Paraíso. A comunidade escolar está bastante envolvida, conforme explicou a diretora Jailma Pires. “Fizemos uma comitiva com 15 pessoas, entre professores e estudantes, para participar da seletiva. Vamos levar todos os delegados que participaram das discussões na etapa escolar, além dos delegados eleitos, que estão muito bem preparados”, comenta.

O Centro Integrado de Educação (CIE) Navarro de Brito é uma das unidades que participará da etapa territorial, na quinta-feira, no NTE de Vitória da Conquista (NTE 20), município localizado a 509 km de Salvador. “Os meninos ficaram muito felizes quando souberam que o projeto deles tinha sido classificado e já estão ansiosos e animados para apresentarem na seletiva territorial”, conta a diretora Naiara Oliveira.

O projeto dos estudantes do Colégio Estadual Rafael Spínola, também em Vitória da Conquista, está entre os classificados para a seletiva territorial. “Na etapa municipal, os estudantes vibraram muito quando ouviram o nome do colégio como um dos selecionados para a territorial. Participar desta etapa é muito importante para eles, porque se sentem mais estimulados e podem ver que têm potencial para ir além da escola”, comenta o diretor Daniel Andrade.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, explica a importância desta etapa. “Iremos aprofundar o debate das questões socioambientais dos territórios e, em especial, as relacionadas à água. Também serão eleitos os delegados e delegadas que representarão os territórios na etapa estadual, em conformidade com o regulamento estadual e teremos a escolha dos projetos prioritários nos territórios”, afirma.

Segundo Fábio, durante este processo acontece uma articulação entre o NTE e as diretorias da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), para a formação de uma Comissão Organizadora Territorial (COTE) que avaliará os projetos.

Programação das Conferências Territoriais

NTE 01 – Irecê –  27/04/2018.

NTE 02 – Bom Jesus da Lapa –  25/04/2018.

NTE 03 – Seabra –  30/04/2018.

NTE 05 – Itabuna – 26/04

NTE 06 – Valença – 25/04

NTE 08 – Itapetinga – 26/04/2018.

NTE 09 – Amargosa –  02/05/2018.

NTE 11 – Barreiras –  27/04/2018.

NTE 12 – Macaúbas – 27/04/2018

NTE 13 – Caetité –  27/04/18.

NTE 14 – Itaberaba –  26/04/2018.

NTE 16 – Jacobina –  27/04/2018.

NTE 17 – Ribeira do Pombal –  26/04.

NTE 18 – Alagoinhas –  02/05/2018

NTE 20 – Vitória da Conquista –  25/04

NTE 21 – Santo Antônio de Jesus – 27/04/2018.

NTE 24 – Paulo Afonso – 26/04.

NTE 25 – Senhor do Bonfim – 27/04/2018.

NTE 26 –Salvador – 26/04/2018.

Foto: Ilustração

Obras estudantis serão expostas no I Fórum de Arte: ensino e formação na UNEB

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Dez obras de artes de autoria de estudantes da rede estadual participantes do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão expostas no I Fórum de Arte: ensino e formação na UNEB. O evento, que acontece nos dias 3 e 4 de maio, no Campus I da Universidade Estadual da Bahia, em Salvador, foi idealizado com o objetivo de propor a reflexão sobre o ensino da Arte no Brasil e na Bahia, levando em conta o atual momento político educacional brasileiro e a legislação vigente. Durante o fórum, a Banda Juventude Parqueana e o Grupo Streat Dance, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, fazem apresentações artísticas.

A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, fala sobre a importância da participação dos estudantes da rede estadual no fórum de arte da UNEB por meio das suas obras de artes visuais selecionadas no V Encontro Estudantil de 2017. “Não é a primeira vez que somos convidados para participar de fóruns ligados às artes e à cultura, na própria UNEB e em outras instituições de ensino, como a UFBA (Universidade Federal da Bahia), e em eventos nacionais, a exemplo da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). São oportunidades importantes para mostrarmos a produção artística-cultural estudantil da rede estadual e significa reconhecimento do trabalho educacional que a Secretaria da Educação vem realizando no âmbito do ensino contemporâneo da Educação do século XXI”.

Para a Articuladora dos Projetos Artísticos e Culturais do NTE 13, Profª Cida Carvalho, “a participação no “I Fórum de Arte: ensino e formação na UNEB”, com a obra “A rosa sem cor”, da aluna do Colégio Estadual do Rio do Antônio, Jamille Graciete Souza Ribeiro, é uma forma de valorização da produção estudantil, bem como um incentivo para demonstração de futuros talentos que são cultivados, aguçados e descobertos com a realização do AVE nas escolas da rede estadual de ensino”.

O I Fórum de Arte: ensino e formação na UNEB integra a programação da V EXPOTUDO, promovida pela Assessoria Especial de Cultura e Artes da UNEB. O evento é destinado a professores universitários de Arte e do Ensino Básico; coordenadores de cursos de Pedagogia; estudantes; egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR); e demais interessados. Temas como “O componente curricular Arte na formação docente do pedagogo na UNEB” e “Práticas pedagógicas em Arte” serão abordados, com destaque para a conferência “O curso de Arte no Brasil pós golpe 2016”, que será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Marcos Vinícius Pedreira.

Obras do AVE que estarão em exposição:

“Escravamente” – de Ítalo Souza Silva, 2º ano Ensino Médio, Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Irecê. NTE 1

“Tatu em alumínio” – de Marcos Marino da Silva Santos, Tempo Formativo III Eixo VII, Colégio Estadual Getúlio Vargas. Casa Mova. NTE 10.

 “A rosa sem cor” – de Jamille Graciete Souza Ribeiro, 2ºano Ensino Médio, Colégio: Estadual do Rio do Antônio. Caetité. NTE 13.

Alaidão” – de Nilvan Morais Silva, 2º ano Ensino Médio, Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos. Piritba. NTE 14.

“Isso é cagado e cuspido: paisagem do meu Nordeste” – de Maurício Ribeiro Santos, 3º ano, Colégio Estadual Castro Alves, Adustina – Ribeira do Pombal. NTE 17.

 “Desempregado” – de Nicolas Rodrigues Gonzaga, 5º ano Ensino Fundamental. Colégio Educandário Imaculado Coração de Maria. Amélia Rodrigues. NTE 19.

 “Mosaico Bob Marley” – de André Vieira de Oliveira, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Rafael Spínola Neto. Vitória da Conquista. NTE 20.

“O ópio social” – de Lisandra Pereira Ferreira da Silva, 3º ano Ensino Médio, Colégio Estadual João Galvão Sobrinho. Itamari. NTE 22.

“As estudantes” – de Yasmim Ferreira Ricardo, 3º ano Ensino Médio, Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino. Salvador. NTE 26.

“O tempo” – de David Allan Brito de Oliveira, 1º ano Ensino Médio, Colégio: Estadual Luís Eduardo Magalhães. Porto Seguro. NTE 27.

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Secretaria da Educação do Estado realiza seleção REDA para professor da Educação Profissional

Aula técnica de Enfermagem no HGE - Nadjane

Com a política de ampliação na oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica para o ano letivo de 2018, o Governo do Estado abriu seleção para 100 professores, no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), com carga horária de 20h, dentro do Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design. A iniciativa vai preencher as vagas originadas da nova estruturação da rede, que passou a ofertar 14 cursos só neste eixo, o dobro em relação a 2017. As inscrições encerram no dia 23 de abril e podem ser feitas pelo site selecao.ba.gov.br.

Os interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, de acordo com a função e/ou área de atuação. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. As vagas são disponibilizadas nos Centros de Educação Profissional, em todo o Estado.

Os professores vão atuar, entre outras atribuições, em programas estaduais e federais de Educação Profissional, bem como em cursos em regime de alternância. Também irão participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de desenvolvimento do estabelecimento de ensino, além de elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

O resultado provisório dos candidatos habilitados será divulgado no dia 25 abril, no Portal da Educação, com prazo para recursos abertos nos dias 26 e 27 de abril. A relação definitiva dos candidatos habilitados será divulgada no dia 4 de maio, para que encaminhem a documentação de comprovação da avaliação curricular.

Novidade - A partir deste ano, a rede passou a ofertar os seguintes cursos no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Designer: Canto, Cenografia, Composição e Arranjo, Comunicação Visual, Conservação e Restauro, Dança, Figurino Cênico, Instrumento Musical, Multimídia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Publicidade, Regência e Teatro. Com isso, a oferta passou de cinco para 16 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), de oito para 23 municípios e de 11 para 18 unidades escolares, sendo 11 dentro do projeto Escolas Culturais.

Matriz curricular - Outra novidade é a reformulação do currículo com a redução de carga-horária, tendo em vista que os cursos passam a ser ofertados em um ano, e com a inserção de novas disciplinas, como as de Empreendedorismo e Intervenção Social e Política e Gestão Cultural. A disciplina de Empreendedorismo e Intervenção Social está voltada para a difusão da prática de empreendedorismo em diversos setores da cultura, conscientizando os alunos sobre a dinâmica econômica do setor cultural, envolvendo conceitos da economia da cultura. Já a disciplina de Política e Gestão Cultural visa estimular o estudante por meio de reflexões e práticas sobre o universo da cultura na contemporaneidade, realizando uma maior aproximação com seus Territórios de Identidade e com temas ligados às culturas brasileiras e baianas, às políticas culturais, além da organização da cultura (gestão, planejamento, programação, produção).

Convocação – Para a Educação Básica, a Secretaria da Educação está  convocando os candidatos aprovados nos processos seletivos realizados em 2017, pelo REDA, para professores e profissionais da Educação. As convocações acontecem mediante publicações de editais no Diário Oficial do Estado (DO). Até o momento, a Secretaria já convocou 5.524 educadores. A orientação é para que os aprovados compareçam, imediatamente, ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) para os quais foram convocados, para os procedimentos necessários à contratação e encaminhamento às unidades escolares que possuem vaga para assumirem suas funções. Os editais de convocação podem ser conferidos no Portal da Educação:http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos

Concurso – Para ampliar o quadro e investir, ainda mais, na carreira do magistério estadual, a Secretaria também realizou o concurso público para 3.760 vagas de professores e coordenadores pedagógicos, em 2018. O processo está em andamento. A lista dos classificados nas provas objetivas e discursiva foi divulgada no Diário Oficinal de sábado (14). O resultado final será divulgado no dia 12 de junho.

 Foto: Ilustração/ Claudionor Junior

 

Secretaria da Educação do Estado convoca  aprovados em seleção REDA em toda a Bahia

Inicio das Aulas no Colegio David Mendes em 2017 080

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está convocando os candidatos aprovados nos processos seletivos realizados, em 2017, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para professores e profissionais da Educação. As convocações acontecem mediante publicações de editais no Diário Oficial do Estado (DO). Até o momento, a Secretaria já convocou 5.524 educadores.

A orientação é para que os aprovados compareçam, imediatamente, ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) para os quais foram convocados, para os procedimentos necessários à contratação e encaminhamento às unidades escolares que possuem vaga para assumirem suas funções. Os editais de convocação podem ser conferidos no Portal da Educação: http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos

Para ampliar o quadro e investir, ainda mais, na carreira do magistério estadual, a Secretaria realizou o concurso público para 3.760 vagas de professores e coordenadores pedagógicos, em 2018, com resultado final a ser divulgado no dia 12 de junho.

Foto: Ilustração/ Claudionor Junior

Educadores debatem sobre desafios e possibilidades para a educação em prisões

VideoConferencia Educação em Prisão (5)

Educadores e gestores de toda a Bahia participaram, nesta quinta-feira (12), de uma videoconferência sobre “Educação em Prisões – Desafios e possibilidades para a Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária. Realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e transmitida para as tele salas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), o encontro teve o objetivo de refletir o atendimento que é dado aos jovens e adultos privados de liberdade e discutir estratégias para a elaboração do Plano Estadual de Educação em Prisões, para o período de 2018 a 2022.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com três mil estudantes privados de liberdade nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Valença, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Paulo Afonso. A professora Isa Castro, da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria da Educação do Estado, falou sobre a dinâmica do encontro. “A ideia é mobilizarmos gestores de escolas e das unidades prisionais, professores, agentes penitenciários e coordenadores pedagógicos, além de profissionais que queiram se engajar neste trabalho, pois a Educação em prisões é feita respeitando as diversidades, para que possamos evoluir neste caminho”, afirmou.

No debate, André Guedes, da Superintendência de Ressocialização Sustentável, da Secretaria de Administração Penitenciária, falou sobre a importância do debate para o melhor atendimento às pessoas privadas de liberdade. “Precisamos começar entendendo a dinâmica completamente diferente das rotinas do sistema penal e daquele que está privado de liberdade. E este entendimento apresentado na videoconferência vai ajudar a todos os professores e instituições que trabalham em conjunto a entenderem a especificidade e a necessidade para esse sistema, principalmente por constatarmos um grande nível de interesse dos internos e perceber que as parcerias ajudam os professores a utilizarem uma metodologia que contribui na formação adequada deles”, disse.

A diretora Maria das Graças Barreto, do Colégio Professor George Fragoso Modesto, localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, ressaltou que o encontro “é fundamental para aprofundar o diálogo, trocar experiências e discutir estratégias com educadores de escolas e atores que participam do atendimento em unidades prisionais, pois sabemos dos desafios que é trabalhar uma educação diferenciada e com outra metodologia devido à situação deles de privação de liberdade”, concluiu.

VideoConferencia Educação em Prisão (9)

Fotos: Claudionor Junior

Estudantes assistem aulas com conteúdos digitais e chromebooks pelo projeto e-Nova Educação

Pratica do e-NOVA no Colegio Luis Fernando Macedo (62)

Uma sala de aula contextualizada no século XXI, na qual o conteúdo pedagógico é associado à tecnologia digital, por meio de chromebooks conectados à internet de alta velocidade. Esta tem sido a realidade dos estudantes da Escola Professor Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Águas Claras, em Salvador, que já estão assistindo aulas com o uso de tecnologias digitais graças ao projeto e-Nova Educação, lançado no dia 4/4, resultado de uma parceria da Secretaria de Educação do Estado com o Google for Education.

“Esta tecnologia é uma ferramenta que vem fortalecer o eixo pedagógico das escolas, pois o pedagógico é o objetivo central e o tecnológico é o auxiliar. O fruto desta parceria com o Google é a plataforma, a forma como você se interliga, acessa e pratica, mas o conteúdo é, inclusive, de baianos e baianas. No ano passado, nós lançamos a nossa plataforma com 6.580 conteúdos e, agora, por exemplo, estamos vendo várias escolas que têm experiências que são gestadas a partir da criatividade, do envolvimento e, principalmente, da inter-relação e esta parceria é para permitir isso”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Em fase piloto desde 2017, o projeto e-Nova Educação faz parte do dia a dia de estudantes e professores de 20 escolas de Ensino Médio de 11 municípios baianos – Salvador, Feira de Santana, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães, nas mais variadas modalidades de ensino. Até o mês de julho, a meta é chegar a 536 unidades escolares. O conteúdo, aplicado de forma diversa, é acessado através de chromebooks, aparelho semelhante a um notebook, criado pelo Google, que funciona totalmente baseado na web.

Na Escola Professor Luiz Fernando Macedo Costa, o e-Nova Educação está empolgando professores e estudantes. Na aula de Língua Inglesa, por exemplo, com o uso dos chromebooks, os conteúdos são trabalhados de forma mais dinâmica, através de vídeos, filme, música e textos. As estudantes Andressa Figueiredo e Beatriz Lima, ambas com 12 anos e cursando o 8º ano, falam sobre a nova motivação em sala de aula. “Estou achando muito legal esta experiência de estudar com o auxílio do chromebook, porque a gente pesquisa os conteúdos de forma mais curiosa e pode aprofundar nos assuntos através de vídeos e outros textos”, relata Andressa. Beatriz também opina: “Estou achando tudo muito interessante, mais estimulante porque os assuntos que os professores abordam a gente pode pesquisar, com a ajuda de outros textos, além de vídeos e fotos”.

Também animada com as novas possibilidades de aprendizado, Helenice Santos Reis, 11, 6º ano, diz que o chromebook é uma maneira lúdica de aprender. “Estou achando muito bom esse projeto, porque a gente absorve os conteúdos de uma forma mais divertida. Com isso, sinto mais empolgação para fazer as atividades escolares”.

O professor de Língua Inglesa, Arleme Muniz Cotrim, considera que o e-Nova chega para revolucionar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. “O projeto oportuniza mais facilidade no acesso aos conteúdos pedagógicos, contribuindo para melhorar a qualidade de ensino. Usamos os chromebooks não somente para executar atividades escolares, a exemplo de trabalhar a pronúncia das palavras através de um vídeo, mas também como uma ferramenta recreativa, a exemplo de jogos por meio dos quais determinado conteúdo é abordado de forma lúdica. Percebo que o interesse dos alunos pelas aulas aumentou em 80%”, revela.

Pratica do e-NOVA no Colegio Luis Fernando Macedo (73) Beatriz e Andreza     Pratica do e-NOVA no Colegio Luis Fernando Macedo (76)

Fotos: Claudionor Junior

Secretaria da Educação do Estado promove Encontro sobre o Programa Formação pela Escola

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A Secretaria da Educação do Estado realizou nesta quarta-feira (11), no auditório do órgão no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o Encontro de Alinhamento com os Multiplicadores do Programa Formação pela Escola (FPE). Com a participação de 21 educadores, o objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas em 2017, além debater o planejamento para 2018 e socializar novas estratégias do programa. Neste ano, 323 municípios aderiram ao FPE e 100 novos tutores serão formados, a partir desta quinta-feira (12).

A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Elenir Alves, destacou o objetivo das formações e o papel do Estado para o fortalecimento dos programas. “Todos os programas que trabalhamos são de assistência técnica de apoio pedagógico às redes municipais. Então, a nossa ação, em regime de cooperação, é de fortalecimento do comitê gestor local. Esse comitê é instituído pelo município e nosso papel é a formação, acompanhamento e monitoramento deste comitê. E para otimizarmos ainda mais nossa atuação, nós realizamos a formação de multiplicadores nos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Formação pela Escola (FPE) para trabalhar tudo isso de forma convergente, e não de forma separada”, contou.

A coordenadora estadual do FPE, Graciene Guimarães, explicou como acontece o processo de formação para o programa. “A formação é uma rede. Começamos com os multiplicadores que fazem parte do Estado. Eles formam os tutores indicados pelos municípios e depois a formação chega aos cursistas, que participam de turmas, que em média possuem de 25 a 40 participantes. São nove cursos oferecidos que esclarecem sobre a gestão escolar, como transporte, merenda e censo. Podem participar desde educadores até membros da sociedade civil. Para se ter uma ideia conseguimos formar 51.834 cursistas, em 2017”, disse.

A professora Darly Moreno, responsável pelas ações do FPE no Núcleo Territorial de Educação (NTE 11) de Barreiras, na região do Oeste Baiano, falou como é atuação dos multiplicadores no programa. “Eu realizo o acompanhamento e formação dos tutores neste processo formativo e a gente já percebe diversos avanços nos municípios. Por exemplo, dos 14 municípios da região, 13 são adidos à ação e atualmente neste bimestre, março e abril, possuímos 781 cursistas participando de cursos que abordam temas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), transporte, censo e livro didático. E esse processo formativo tem contribuído muito para as regionais”, afirmou.

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Fotos: Josenildo Almeida

Secretário Walter Pinheiro busca em Brasília investimentos para projetos educacionais na Bahia

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O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, vem participando de uma série de encontros, nestas terça e quarta-feira (10 e 11), em Brasília, com representantes de diversas instituições, dentre elas o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), UNESCO, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), o Banco Mundial e a representante mundial de operadoras de telefonia móvel GSMA. O objetivo é apresentar projetos e atrair investimentos para a Bahia, no âmbito do Programa Educar para Transformar, além da participação dos mesmos no Virtual Educa, um dos maiores eventos internacionais para a Educação na América Latina, que será realizado, pela primeira vez na Bahia, de 4 a 8 de junho, e onde será lançado o programa Think Blue, do Banco Mundial.

“Estamos desenvolvendo várias ações para fortalecer o eixo pedagógico das escolas e, neste sentido, temos buscado parcerias para investimentos em projetos que aliam inovação, ciência e tecnologia aplicadas à educação. Lançamos, por exemplo, o e-Nova Educação em parceria com o Google, além do Inova Escola, junto com a

 Telefônica Vivo. Agora, estamos dialogando com outros organismos nacionais e internacionais”, destacou Pinheiro.

O secretário vem participando, nos últimos anos, de congressos mundiais nas áreas de Educação e Tecnologia, buscando atrair para a Bahia projetos e parcerias estratégicas. “Participamos este ano do Congresso Mundial de Tecnologia Móvel, organizado pela GSMA, em Barcelona, onde apresentamos as soluções e plataformas utilizadas na Bahia. Também estivemos no Festival Jovem Juvenil (YOMO) e queremos trazer para o Virtual Educa Bahia 2018 as soluções de tecnologia aplicadas à Educação lá apresentadas”.

A GSMA representa as operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadoras com mais de 300 empresas no amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, bem como organizações de setores adjacentes da indústria. A GSMA também produz eventos líderes do setor.

 

Secretaria da Educação do Estado abre processo seletivo para professores da Educação Profissional

Fabrica Escola de Chocolate em Gandu (55)

A Secretaria da Educação do Estado inicia, no dia 16 de abril, as inscrições para os processos seletivos de professores para a Educação Profissional, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Segundo publicação, nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (D.O), são duas oportunidades. Pelo Edital 04/2018 são disponibilizadas 100 vagas, em regime de trabalho de 20h e pelo Edital 05/2018 são disponibilizadas 30 vagas, com regime de trabalho de 40 horas. Para ambos os processos, o prazo para atuação é de 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez. As inscrições encerram no dia 23 de abril e poderão ser feitas pelo site <selecao.ba.gov.br>.

Os interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. As vagas são disponibilizadas nos Centros de Formação de Educação Profissional em todo o Estado.

Os professores vão atuar, entre outras atribuições, em programas estaduais e federais de Educação Profissional, bem como em cursos em regime de alternância, participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de desenvolvimento do estabelecimento de ensino, além de elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

O resultado provisório dos candidatos habilitados será divulgado, no dia 25 abril, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), com prazo para recursos abertos nos dias 26 e 27 de abril. A relação definitiva dos candidatos habilitados será divulgada no dia 04 de maio, para que encaminhem a documentação de comprovação da avaliação curricular.

Acesse os editais no Portal da Educação.

Foto: ilustração/Claudionor Junior

Pinheiro decide permanecer na Secretaria da Educação do Estado

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O secretário da Educação do Estado e senador licenciado, Walter Pinheiro, decidiu permanecer na pasta onde assumiu em junho de 2016 a convite do governador Rui Costa. Pinheiro teria até este sábado (7) para se desincompatibilizar do cargo caso viesse a concorrer às eleições de 2018, mas afirmou, nesta sexta-feira (6), que ficará à frente da Secretaria da Educação do Estado para continuar contribuindo com a gestão do governador no âmbito da Educação.
Pinheiro falou sobre a decisão e agradeceu a todos que contribuíram para a sua vida parlamentar, destacando o papel da família e dos eleitores que acreditaram nele, conduzindo-o a quatro mandatos como deputado federal e um como senador. Ele também destacou o diálogo e as vivencias que os quase dois anos de gestão à frente da Secretaria da Educação do Estado tem lhes proporcionado, a partir do convívio com gestores escolares, professores, estudantes e as família.
“É uma decisão difícil, porém amadurecida e com uma reflexão profunda. Foram dois anos de intensa ausculta. Creio que chegou a hora de concluir nosso ciclo parlamentar. Agradeço a Deus por ter chegado até aqui e, com certeza, Ele continuará dispensando cobertura para a continuidade da nossa contribuição com novos desafios e em novos caminhos. Aos meus pais, a gratidão eterna pelos primeiros passos e ensinamentos, princípios e valores que foram sustentáculos para uma vida pública. Minha companheira, meus filhos e filha, que compartilharam e contribuíram diretamente na caminhada parlamentar e, hoje, minhas três netas e quatros netos, minhas noras e genro, gratidão por vocês fazerem parte da mais nova alegria da minha vida. Meus irmãos, pelo apoio, e ao povo da Bahia minha gratidão pelo carinho, apoio e confiança”.
Pinheiro falou, especialmente, da gratidão ao governador Rui Costa. “Decidimos por ficar na Secretaria da Educação até quando quiser o governador Rui Costa, a quem somos gratos pela confiança, apoio e pela oportunidade de trabalhar para contribuir no imenso desafio de Educar para Transformar. Alegres e felizes por tudo que foi possível realizarmos e por todo processo de aprendizagem que a trajetória parlamentar propiciou. Continuaremos na vida pública, hoje na SEC e até janeiro de 2019 com mandato de Senador, mantendo a mesma garra, alegria, disposição e compromisso público. Em 2018 teremos muitos desafios, novas caminhadas, novos projetos e o compromisso de renovar o brilhante trabalho desenvolvido pelo governador Rui Costa para baianos e baianas”, comentou.
Sobre o futuro, Pinheiro disse: “O futuro é possível planejar, desde que olhemos o passado e suas boas referências, mantendo os princípios e executemos no presente, com o compromisso do espírito público, nossos atos e tarefas, como quem planta sementes visando uma colheita com todos e para todos”.