Secretário Pinheiro visita o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar na Alemanha

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Como parte das ações da missão internacional do Governo do Estado, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, visitou, nesta quarta-feira (06), o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE), na cidade de Freiburg, na Alemanha. Pinheiro foi recepcionado pelo diretor do ISE, Dr. Hans-Martin Henning, e conheceu as instalações do instituto, que realiza pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar.
O objetivo é ampliar a parceria do instituto com a Bahia, com foco na oferta de cursos específicos na área e na implantação de novos centros da Educação Profissional e Tecnológica, voltados para as energias renováveis, e a colaboração para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O governador Rui Costa já esteve no Instituto Fraunhofer, no final de 2015, em uma agenda sugerida por Pinheiro, que na época participava, em Brasília, de votações em curso no Congresso Nacional. Na ocasião, Rui também conheceu a escola profissionalizante Hoppenlau, que funciona nos moldes do Senac e existe desde 1926, na cidade de Stuttgart.
Pinheiro destaca que a sua visita é um desdobramento dessa agenda do governador. “A partir de um convênio já firmado com o Senai/Cimatec, que já é parceiro do Fraunhofer, vamos promover na rede estadual cursos específicos para a área de Energias Renováveis e a implantação de duas escolas com práticas e cursos específicos nessa área, com estruturas e prédios totalmente ajustados ao tema”, destaca o secretário, ao completar que as unidades escolares deverão ser instaladas na Região Metropolitana de Salvador e no Território Sertão Produtivo, na Região de Caetité, “mas a ideia é ofertar cursos em várias unidades da rede estadual”.
A agenda de trabalho de Pinheiro na Alemanha acontece na sequência de sua participação na comitiva do governo da Bahia na China.
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Aluno que frequentou o Centro Estadual de Educação Especial de Caetité – CEEEC conclui curso superior

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Aos 43 anos de idade, Edvaldo de Jesus, com deficiência visual, concluiu o curso de Licenciatura em História pela UNOPAR – Polo de Macaúbas e aconselha “todo deficiente a frequentar o Centro Estadual de Educação Especial de Caetité – CEEEC para realizar seus objetivos”.

Edi, como é conhecido por todos, reside no Distrito de Lagoa Clara – Macaúbas e frequentou o CEEEC no período de 2009 a 2012, sendo atendido pela equipe de Professoras do Núcleo Visual, Cymone Cotrim, Lucélia Lôbo e Débora Azevedo.

Inicialmente, para chegar até o CEEEC ele viajava de ônibus, acompanhado por sua esposa, a Pedagoga Valdilene, e com o tempo, após receber Atendimento Especializado de A.V.A. – Atividade da Vida Autônoma e de O.M. – Orientação e Mobilidade melhorou sua autoestima e ganhou autonomia, o que para ele “foi uma das melhores conquistas da sua vida”.

Além disso, recebeu também Atendimento Especializado em Braille, Sorobam, Apoio Pedagógico e Informática Acessível, que, segundo ele foi o que o “ajudou a avançar nos seus estudos na escola regular e a alcançar seus objetivos, uma vez que as Professoras do CEEEC são bem preparadas”. Ele acrescentou que “com o material adaptado produzido pela Profª Beta conseguiu abstrair melhor os conteúdos da escola regular e com as aulas de informática ministradas pela Profª. Glaucinéia melhorou sua qualidade de vida em todos os sentidos, utilizando os conhecimentos tecnológicos desde atividades cotidianas até na realização dos trabalhos da faculdade”.

Edvaldo é o primeiro aluno do CEEEC a se graduar e de acordo com a Diretora Telma Jaíne “toda equipe do CEEEC está muito feliz com essa conquista”. Telma reafirmou ainda que “se garantirem a acessibilidade necessária, a pessoa com deficiência consegue ultrapassar todas as barreiras”.

A Profª de Braille, Cymone Cotrim manifestou sua imensa satisfação com a vitória alcançada por Edvaldo e disse que “desde o primeiro dia de Atendimento Edvaldo se mostrou determinado a fazer diferente, sempre quis se formar para ter um trabalho e não depender do benefício”. Cymone relatou ainda que “ele sempre foi muito dedicado e aprendeu muito rápido a simbologia Braille”.

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Feira de Ciências e Matemática envolve mais de 500 estudantes em Caculé

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Mais de 500 estudantes do Colégio Estadual Norberto Fernandes, localizado no município de Caculé, na região do Sudoeste baiano (a 782 km de Salvador), participaram, nesta quinta-feira (31/8), da 3ª edição da Feira de Ciência e Matemática. Com o tema Sustentabilidade e Tecnologia: Construindo ideias’, foram apresentados 40 projetos como parte da culminância dos trabalhos desenvolvidos dentro do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação nas unidades escolares da rede estadual.

A estudante do 2º ano, Paloma Brito, 17 anos, explica o projeto apresentado na feira. “Desenvolvemos o projeto ‘Destino do Lixo Eletrônico em Caculé’, onde apresentamos uma proposta para criar um local que trabalhasse a recuperação e descarte deste material, já que durante pesquisa descobrimos que parte dos moradores mantinham os produtos em casa ou descartavam em lixos comuns, e a cidade não tinha locais adequados para receber esse produto. A ideia é reciclar ou enviar para cooperativas ou associações que encaminhem a um destino seguro”, disse.
A professora e articuladora do PCE na unidade, Edjane Costa, fala da importância do desenvolvimento da atividade na escola. “A proposta é fundamental porque incentiva o protagonismo estudantil e motiva a iniciação científica para os estudantes no Ensino Médio”, destaca. Edjane ainda cita alguns destaques da Feira. “Tivemos projetos como o Colete Hi-Tech, que auxilia os usuários de smartphone, o ventilador USB, o gerador eólico, o carregador de celular inteligente, entre outros”, ressalta.
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Escolas do Sertão Produtivo realizaram Etapa Escolar dos Projetos Artísticos e Culturais

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Escolas circunscritas ao Núcleo Territorial de Educação do Sertão Produtivo – NTE/13 foram palco de uma diversidade de talentos estudantis durante a realização da Etapa Escolar dos Projetos Artísticos e Culturais.

Estudantes dotados de grandes habilidades reinventaram a arte e tornaram o ambiente escolar mais dinâmico participando em massa dos Projetos AVE, TAL, FACE, EPA, PROVE, FESTE, DANCE e ENCANTE, implementados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Participando pela primeira vez do evento, Lucidalva, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jorge Amado (Iuiu), foi classificada em 1º lugar no FACE com sua música “Respeite as Diferenças” e falou sobre a importância desse Projeto não só para ela que reside na Fazenda Araçá mas para todos os estudantes domiciliados em cidades pequenas do interior:  “o FACE é importante pois dá oportunidade aos alunos que têm o dom da música de explorarem sua vocação e correrem atrás de seus sonhos”, disse ela.

Para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual D. Pedro I (Sebastião Laranjeiras), Caeli e Danilo que também participaram pela primeira vez, foi uma enorme satisfação concorrerem com outros alunos na Etapa Escolar do Projeto Artístico e Cultural AVE. Sua obra intitulada “Criando e Brincando” composta por dois carros confeccionados com materiais recicláveis que emitem luz e um som musical do estilo “batidão” despertou o gosto de todos e foi classificada em 1º lugar. Ambos afirmaram terem ficado surpresos e ao mesmo tempo felizes com o resultado.

Miryan, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Distrito de Mutans/Guanambi), foi classificada em três Projetos, AVE (1º lugar), TAL (1º lugar) e FACE (2º lugar) com as suas respectivas produções: “Empoderamento negro”, “Saudades” e “Não me deixe Senhor”. A referida aluna que mencionou ter participado do AVE desde seu primeiro ano no Colégio, salientou que sua participação na Etapa Escolar desse ano “foi uma experiência única” e acrescentou ainda que “não queria participar do TAL e do FACE somente com o intuito de ganhar, mas, gostaria de emocionar alguém, de deixar uma mensagem para todas as pessoas que estavam ali”.

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Prazo para o recadastramento de servidores ativos foi prorrogado

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Os servidores que não realizaram a validação dos seus dados funcionais até o dia 27 de agosto terão nova chance no período de 28 de agosto a 17 de setembro. O recadastramento deve ser feito, exclusivamente, via internet, no site www.recadastramento2017.ba.gov.br, utilizando a mesma senha usada para acessar o contracheque online do Portal do Servidor. Aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido estarão sujeitos a penalidades previstas no Decreto 15.960/2015 e no Título V do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/1994). O objetivo da ação é a validação dos locais e jornada de trabalho dos servidores, bem como atualizar informações cadastrais dos servidores, a fim de operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado.

Na segunda etapa do recadastramento, as Diretorias Administrativas de cada órgão vão cadastrar no sistema os nomes, números de matrículas e e-mails dos chefes imediatos de cada servidor. Já na terceira e última etapa, os chefes indicados pela coordenação de recursos humanos de cada unidade irão validar as informações fornecidas na primeira etapa, confirmando-as ou não. Após a validação, a Corregedoria Geral da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (CGR/Saeb) será acionada no sentido de verificar as inconsistências e corrigi-las. Paralelamente, os dados validados ficarão numa base temporária e posteriormente comparados com os dados do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH).

Secretaria da Educação realiza encontro com gestores escolares em Vitória da Conquista

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A Secretaria da Educação do Estado realiza, nestas quarta e quinta-feira (30 e 31), o “Diálogo com Gestores” escolares dos Núcleos Territoriais de Educação de Vitória da Conquista (NTE 20), Jequié (NTE 22), Caetité (NTE 13) e Itapetinga (NTE 08). A atividade será realizada no Colégio Modelo de Vitória da Conquista, na quarta-feira, das 8h às 18h, e na quinta-feira, das 8h às 12h30, e contará com as participações do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de técnicos do órgão central.
Este é o último encontro da série, que já reuniu mais de mil gestores dos Núcleos Territoriais de Educação, com o objetivo de fortalecer o eixo pedagógico nas escolas, discutir questões relacionadas ao cotidiano da gestão escolar e estreitar, ainda mais, a relação das unidades escolares com a Secretaria.

UNEB está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação na modalidade à distância

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A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está com inscrições abertas, até o dia 4 de setembro, do processo seletivo para ingresso na pós-graduação Lato Sensu na modalidade à distância, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. São ofertadas 885 vagas para os cursos de Especialização em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Educação à Distância; Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades e em Formação de Professores em Letras/LIBRAS, em conformidade com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES/MEC). As inscrições são realizadas, exclusivamente, via internet, por meio do site: http://www.selecao.uneb.br/unebeadpos2017

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a oferta desses

cursos vai ao encontro às ações adotadas pelo Estado da Bahia para o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas. “Esta é mais uma iniciativa voltada à formação de professores que atuam na rede estadual e também nas redes municipal de ensino, tendo como ponto fundamental o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas, na medida em que a pós-graduação amplia os conhecimentos dos professores. Eles, consequentemente, fazem esta devolutiva para as salas de aula, melhorando o seu desempenho profissional e também a qualidade da Educação”, afirmou.

A  homologação das inscrições será publicada no site www.campusvirtual.uneb.br, assim como o horário e polo onde os candidatos realizarão as provas, que estão previstas para o dia 23 de setembro, de acordo com o número de inscritos. O resultado final será divulgado a partir do dia 17 de outubro de 2017.

Acesse o edital com todas as informações no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Professores do Sertão Produtivo participam de Formação promovida pela SecultBA

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A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realizou, entre os dias 18 e 19 deste mês, na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, o minicurso Formação de Multiplicadores em Elaboração/Gestão de Projetos, que contou com a participação de professores de escolas estaduais circunscritas ao Núcleo Territorial de Educação do Território do Sertão Produtivo (NTE 13) e teve como mediador o educador e assessor de Cultura, Cléber Eduão. A iniciativa, desenvolvida pelaAssessoria e Consultoria Técnica (Ascontec), visa contribuir para a formação de proponentes na elaboração e gestão de projetos.
Partindo do pressuposto de que educação e cultura não se separam, Cléber Eduão falou sobre a importância do curso“Formação de Multiplicadores/as em Elaboração e Gestão de Projetos”que, mesmo tendo foco específico na cultura, possui um olhar verticalizado para a educação pois “o curso tem o intuito de fornecer instrumentos que apoiem não somente agentes culturais mas também educadoresno processo de organização, de captação de recursos, de participação em editais que abrem tanto pelo Ministério da Cultura quanto pela Secretaria de Cultura do Estado” afirmou ele. Cléber Eduãoacrescentou, ainda, que “o curso contribui não somentepara elaboração de planos de aula mas também para elaboração de projetos culturais nas escolas, além de indicar passos e metodologias para que educadores possam organizar, sistematizar adequadamente suas ideias para colocar em seus projetos”.
O minicurso contou, também, com a participação do representante Territorial de Cultura do Sertão Produtivo da SecultBA, JardielAlarcon, do coordenador local, Fernando Dias, de representantes de vários segmentos da sociedade e de professores envolvidos nos projetos de arte e cultura desenvolvidos nas escolas estaduais, como o professor AdiltonSilveira,do Colégio Estadual de Tanque Novo. Para ele, este curso contribuirá para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos Projetos Artísticos e Culturais (AVE, TAL, FACE, PROVE, EPA, DANCE, FESTE, ENCANTE) da Secretaria da Educação do Estado, uma vez que “conseguimos visualizar possibilidades infinitas de parcerias no que diz respeito à realização de oficinas de formação, aprofundamento dos conteúdos específicos de cada linguagem artística, desde a literatura, a pintura, o teatro, a produção de vídeos, a fotografia, a dança e a música, já que cada linguagem dessas tem seus representantes cada vez mais engajados na sua arte”.

Secretaria realiza convocação de aprovados na seleção REDA nesta quarta (9)

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A Secretaria da Educação do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (9), uma nova relação de convocados do processo seletivo simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Estão sendo convocados nove aprovados, por ordem de classificação, para as funções de professor da Educação Básica. A convocação do DOE de hoje inclui, ainda, 77 aprovados para a função de técnico nível médio/mediador do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) e oito aprovados para o Ensino Profissional.
Os convocados pelo Diário Oficial desta quarta-feira têm um prazo de 10 dias úteis, a partir de hoje, para comparecer aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) aos quais pertencem os municípios para quais foram aprovados. É preciso levar uma série de documentos, dentre eles, originais e cópias do CPF, Identidade, certidão de nascimento e de casamento, se for o caso, e da carteira de trabalho.

Secretaria amplia carga horária para Coordenação Pedagógica em tempo integral

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A Secretaria da Educação do Estado está ampliando a carga horária de coordenadores pedagógicos, como parte das ações estratégicas adotadas para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8), a medida contempla os coordenadores pedagógicos em exercício nas unidades escolares da rede estadual de ensino, submetidos ao regime de trabalho de 20 horas semanais para, se assim desejarem, apresentarem opção pela prestação de serviços em regime de tempo integral.
“Toda escola com coordenação pedagógica, como propulsor de transformação, é o desafio pautado para toda a Secretaria da Educação. Com esta medida, estamos avançando para que o eixo pedagógico seja fortalecido em todas as escolas”, afirma o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ao lembrar que, com este mesmo objetivo, a Secretaria convocou, mediante publicação no Diário Oficial do Estado, no início do mês de maio, os coordenadores pedagógicos que estavam fora das escolas para retornar às unidades escolares.
O interesse pela ampliação da carga horária deve ser formalizado mediante RDV (Requerimento de Direitos e Vantagens), com expressa anuência pelo regime de 40 horas semanais, que deverá ser protocolado nos postos dos SAC/Educação ou no Núcleo Territorial de Educação (NTE) ao qual está vinculado. Também é preciso enviar a solicitação através do e-mail  (cargahoraria.cped@educacao.ba.gov.br) para agilização do procedimento de análise, enquanto tramita o processo físico.